quinta-feira, 21 de maio de 2009

Campanha contra a Homofobia

Campanha contra a Homofobia em Manaus foi lançada em 14 de Abril.
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), por meio do Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH), participou de reunião com várias entidades da classe LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) no lançamento da Campanha "Não à Homofobia", nesta terça-feira (14), às 10h, na Assembléia Legislativa do Estado (ALE)


O evento tem como principal objetivo a discussão do problema da homofobia (o medo, aversão ou ódio irracional aos homossexuais), sendo um canal de divulgação, pressão e mobilização social, pela aprovação do Projeto de Lei PLC 122/06, que torna a homofobia um crime.
Até outubro de 2009, quando acontecerá a 13ª Parada do Orgulho Gay do Rio de Janeiro, a campanha pretende arrecadar em todo o Brasil mais de 1 milhão de assinaturas eletrônicas, em favor da aprovação desta lei.
Entre as entidades participantes, vão estar presentes a AAGLT (Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Transgêneros), o Fórum LGBT do Amazonas, a Associação Orquídeas GLBT, a Associação de Travestis do Amazonas (ATRAAM), a Associação Garotos da Noite, o Fórum de AIDS, o Núcleo Katiró, o Núcleo LGBT do PT (Partido dos Trabalhadores) e a União da Juventude Socialista (UJS).
O presidente da ALE, deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), e outros representantes, como a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), e o presidente do grupo "Arco-íris" e coordenador-geral da Campanha Nacional de Combate à Homofobia, Cláudio Nascimento, também vão participar do evento.
Para alcançar a meta, a Campanha "Não à Homofobia" vai percorrer alguns shoppings de Manaus, com a presença de estandes onde será feito um trabalho de orientação, explicando a questão do ódio aos homossexuais, além da entrega de material de prevenção (camisinhas, informativos).
A Campanha vai ocorrer em todos os fins-de-semana até 24 de maio.
O Departamento também vai lançar, na ocasião, a "Cartilha da Cidadania", com o tema "Liberdade e Respeito". Nela, encontram-se todos os itens de assistência à classe LGBT, desde os conceitos relativos à liberdade e diversidade sexual até formas de prevenção de DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis), com números e endereços de entidades de apoio jurídico, social, médico e psicológico da população HOMOSSEXUAL. Ao todo, está prevista a distribuição de 10.000 exemplares.
O Estado do Amazonas registra um alto número de casos de homofobia e violência contra à população LGBT, que, no entanto, não se traduz em estatísticas oficiais, já que, por medo de represálias, a maioria das vítimas esconde a opção sexual.
Num levantamento feito pelo DEDH, o atendimento mais freqüente refere-se a casos de discriminação (29%), seguido por orientações gerais (25%), ameaça (19%), agressão física (11%), contratos de união estável, pensão por morte, extorsão e tentativa de homicídio (todos com 4%, respectivamente).
Evento: Lançamento da Campanha "Não à Homofobia" e da "Cartilha da Cidadania"
Local: Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3950) - Auditório Deputada "Elizabeth Azize" - 4º andar
Horário: 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário